Fome, Larica, Apetite. Por que a Cannabis causa fome? Vamos lá entender.

You are currently viewing Fome, Larica, Apetite. Por que a Cannabis causa fome? Vamos lá entender.
Foto: Leafly

Larica é um termo muito conhecido pelos consumidores de Cannabis e até mesmo por quem não conhece os efeitos da Cannabis. Larica é a fome que sentimos após consumir a erva ou seus derivados. Mas por quê sentimos tanta fome?

O principal responsável por essa sensação é o THC, presente na Cannabis, que também é o responsável pelo efeito “chapado” que muitas pessoas experimentam ao consumir Cannabis. 

O cérebro é dividido em regiões: algumas áreas controlam nosso humor, enquanto outras influenciam nosso apetite, fazendo com que queremos comer ou paramos de comer. E quando o THC atinge a área do cérebro que influencia o apetite, ele “estimula você a comer”, dizem neurocientistas da Universidade do Estado de Ohio nos EUA.

Nosso corpo tem um sistema chamado endocanabinóide e a interação deles com nossos hormônios faz com que sentimos sono, humor, apetite, estresse etc. Em nosso cérebro existe uma região chamada hipotálamo, uma área complexa e primitiva do cérebro que regula não apenas o comportamento alimentar, mas também o balanço energético e as emoções. 

Quando consumimos THC,presente na Cannabis, ele estimula o sistema endocanabinóide nesta região do cérebro. Faz com que sentimos mais cheiro e sabor da comida e perdemos a sensação de satisfeitos após comer, fazendo com que nos alimentamos ainda mais. 

Outra ação do THC faz no nosso corpo é a liberação de dopamina, um neuroreceptor que aumenta o prazer de comer, além de fazer sentir a comida mais gostosa. 

O tratamento com uso de THC pode ser útil para cuidados com a anorexia, síndrome do emagrecimento e dias após processos de quimioterapia em pacientes com câncer. Pois pode ajudar o paciente a ter mais vontade e prazer ao se alimentar. 

A larica é super bem vinda em muitos aspectos. Um cuidado que precisamos ter é o consumo de alimentos industrializados, com muito açúcar ou farinha branca, que normalmente são alimentos de prazeres rápidos. O ideal nestes momentos é não ir a supermercados, docerias ou lojas de conveniências. E sim procurar alimentos saudáveis.

Deixe um comentário