Cultivar Cannabis: Semente ou Muda (clone)? 

You are currently viewing Cultivar Cannabis: Semente ou Muda (clone)? 
fotografia: sensi seeds

Existem duas formas de cultivar Cannabis: à partir de sementes ou mudas (conhecidas como clones). O objetivo final é o mesmo, realizar cruzamentos de espécies ou na maioria das vezes produzir flores resinadas.

Afinal qual é a diferença entre estes caminhos? Quais vantagens e desvantagens?

Cultivar à partir de sementes

Muitos cultivadores apreciam a germinação da semente, o surgimento da planta como a natureza proporciona de forma encantadora. Cultivadores iniciantes começam desta forma pois é mais fácil e simples, muitas vezes utilizando semente de prensado.

Hoje em dia podemos encontrar facilmente lojas na internet de sementes de Cannabis.. O comércio de sementes de Cannabis já está legalizado em muitos países. No Brasil já é possível a importação de pequenas quantidades destas sementes, pois segundo a lei, semente não é droga. O crime só seria cometido com a germinação e cultivo destas sementes. Porém encomendar, possuir ou colecionar sementes não é ilegal. Grandes bancos de sementes da Europa e EUA enviam as sementes de forma discreta pelo correio. 

Vantagens

Iniciar o cultivo à partir de semente, permite que a planta cresça sem trazer contigo doenças de uma planta mãe, como pode acontecer com as mudas. Outra grande vantagem é poder escolher diversas strains (variedades de cannabis) nas lojas de sementes. Ou mesmo realizar cruzas das suas strains favoritas e gerar milhares de sementes para os próximos cultivos.

Algumas técnicas permitem que as sementes germinem plantas fêmeas. Bons bancos de sementes garantem até 99% destas sementes serem de plantas fêmeas. A vantagem de produzir plantas à partir de sementes Feminizadas é o cultivo de flores super resinadas ricas em canabinóides, que é o objetivo da maioria dos growers. Diferente de sementes macho que irão produzir plantas sem flores, mas com sacos de pólen necessários para os cruzamentos.

Uma grande vantagem de cultivar à partir de sementes é o processo ser mais simples em comparação às mudas.

Desvantagens

As sementes nem sempre germinam. Isso pode acontecer da semente não estar boa ou mesmo por falta de boas técnicas do cultivador como: armazenamento errado, semente velhas ou mesmo formas erradas de germinação. Por isso é importante ter sementes extras caso algo de errado aconteça.

Sementes de uma mesma planta mãe não são iguais e não irão produzir plantas iguais, ou seja, poderá acontecer diferenças de altura, cor, paladar e rendimento. Já as plantas geradas à partir de mudas, é mais fácil ter plantas com características parecidas.

Outra grande desvantagem é a velocidade da germinação da semente até a fase de colheita, podendo aumentar em 1 ou 2 semanas o tempo de cultivo

Cultivar à partir de mudas (clones)

A estaquia é uma forma de tirar muda de planta adulta a partir do corte de um ramo. Para isso, o ideal é selecionar os ramos mais jovens, como um que tenha dois ou três nós de folhas e fazer um corte na base do talo. Os ramos mais próximos das raízes são mais fáceis de criar um sistema radicular. As mudas são muito sensíveis e é recomendado enraizar o ramo antes de plantar no substrato ou em sistemas hidropônicos. 

Uma muda traz a genética exata da planta mãe. Ou seja, se temos uma planta mãe boa, teremos mudas boas. Plantas ruins, mudas ruins. 

Vantagens

Mudas retiradas de plantas mães fêmeas, o resultado são plantas fêmeas. Isso evita a possibilidade de sementes feminizadas resultarem em plantas macho, que é difícil de acontecer, mas pode acontecer. Também serão geradas mudas com cópias genéticas exatamente iguais à planta mãe como o tamanho, paladar e produtividade. O que não acontece com plantas geradas à partir de sementes. 

Desvantagens

Para obter diferentes strains, cultivador terá que procurar as plantas mães e fazer os clones. É muito comum a troca de clones entre amigos cultivadores. Essa planta mãe deve estar em processo vegetativo e não em floração. E comprar mudas é ilegal e muito arriscado. Diferente da semente que poderá ser comprada em lojas. 

O processo de cultivar mudas de Cannabis é muito sensível. As mudas são delicadas e exigem muitos cuidados até formarem as raízes. Elas vão precisar de um ambiente com alto nível de humidade e temperatura controlada que deverão ser cuidadas com extrema precisão por um período de mais de 10 dias.

Não existe uma forma melhor ou pior de iniciar um cultivo, seja à partir de sementes ou de mudas. Cada forma tem a sua vantagem. Cultivadores iniciantes costumam gostar mais de sementes pela praticidade e opções de conhecer novas Strains. Já os cultivadores avançados divergem na escolha, ou seja, cada um tem a sua preferência de iniciar um novo ciclo de cultivo.

Deixe um comentário