Estudantes da California se encontravam próximo à um muro ao lado de fora da escola para conversar e fumar maconha. Essa prática se tornou um hábito entre os apreciadores da erva.
Neste mesmo ano, surgiu a possibilidade de haver uma plantação de maconha em uma península na costa do oceano Pacífico, ao norte da Califórnia, chamada Point Reyes que ficava à uns 60 quilômetros da escola. Muitos saíram em busca deste tesouro e utilizavam um código “4:20 Louis” que era um sinal para se encontrarem às 16:20 em frente à estátua do químico francês Louis Pasteur. Mas nada foi encontrado.
O código 04:20 ficou, funcionava como um código para fumar maconha e foi adotado por muitos na região até chegar aos fãs da banda de rock californiana Grateful Dead que começou a usar a gíria em seus panfletos de shows. Um desses panfletos foi descoberto por Steve Bloom, editor da High Times, uma das primeiras revistas sobre maconha dos EUA. A revista publicou o termo em 1991 e desde então, o termo começou a ser usado em todo o mundo.